Gerência da Paulista - Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Gerente e equipe,da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, exclusivos para cuidar e conservar a principal avenida da América Latina.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

É assim. E de verdade.

Quinta-feira última e o cenário é o ônibus Paraíso – Parque do Engenho.

Caminho Avenida Paulista. Meu amor.

Depois de noite mal dormida, o primeiro banco vazio era um de antes da catraca.

Claro, ali mesmo me sentei. Próximo ao Shopping Eldorado entra uma menina (eu tenho quase certeza que ela era uma princesa daquelas bem lindas e que gosta de disfarçar-se pra ver o que anda acontecendo no seu reino).

Entrou, e com o ônibus cheio, ofereci meu lugar. Sua mãe a pegou, a colocando no trono. Ops, no banco. Nem deu conversa pra ninguém. Encostei na porta dianteira, do outro lado do ônibus, bem longe dela. Séria. Séria. De repente, um restinho de olhar passou rápido por mim.

Pensei: opa.
Eu vi direito?
Ela olhou de novo.
Tentou disfarçar, mas nem deu tempo. E no canto da boca um sorriso bem do arteiro. E eu, entre jogadas de corpo de ônibus cheio, e desvios de puro reflexo da porta que não parava de abrir, pensei: é agora. Os olhares se intensificaram.
Os sorrisos também, praticamente num filme de Chaplin: tudo em silêncio em nossa relação.
De repente, a mãozinha acena para que eu atrevesse o ônibus.
Atravesso; pedido dela é uma ordem.
- Qual é o seu nome?
- Tony.
- Ah. Toony?
- Isso. E o seu?
- Maria Eduarda.
- Que lindo nome, Maria Eduarda.
- É. Eu sei.
- Quantos anos você tem?

Neste momento desaparece o som. Quem fala agora é a mão: quatro dedinhos convictamente estendidos. E me afasto. Volto pro meu lugar; longe. Sem som.
E as brincadeiras continuam. Ela e eu vivemos uma realidade que não é a mesma do restante do ônibus. Nela, eu sou motorista até mesmo sem colocar a mão no volante.

- Tony, deixa eu ver sua mão?
- Claro. Olha.
- Nossa. Sua mão parece de mulher. Olha a sua unha!
- Mas é bonita?
- É. Muito bonita.
- Então melhor assim, né?!
- É. Olha a minha.
- Linda também.
- É. Eu sei.

E tudo pára de novo. Cada um pro seu canto e vamos brincar de Chaplin; num silêncio cheio de coisas mágicas com somente ela eu entendemos. E ela ri muito.

De repente meu nariz imaginário cai. Procuro desesperado naquele chão sujo do ônibus e não o encontro. A minha cara de preocupação e choro encontra o rostinho da Maria Eduarda, também preocupado. Deve estar pensando ela: como este menino perde o nariz dele assim? No meio do ônibus? Que desastrado.

Passa um senhor de cabelo longo em minha frente e eu, claro, desconfio que ele pode ter achado meu nariz. Procuro até dentro em seus cabelos e nada. Ela, igual a mim, também começa a ficar preocupada. E o rostinho dela fica realmente.

Achei! Achei! Estava ali, perto da lixeira. Como é que eu não vi? Olho pra ela e está sorrindo lindamente, com cara de aliviada. Comemoro o meu achado. Tanto que meu nariz acaba escapando da minha mão e caindo nas dela. Que menina cuidadosa, segurou firme. E um lindo sorriso de quem acaba de salvar o mundo surge no seu rosto.

Peço que me jogue o nariz. Afinal de contas, é imoral ficar andando por aí sem nariz, não é verdade Wellington? Ela se prepara e joga o nariz.

- (em slow) Nããããão!

E lá se vai meu nariz de novo. Alguém muito distraído esqueceu a janela do ônibus aberta. De dentro do ônibus eu vi meu nariz pingando como bolinha de borracha no chão da Avenida Rebouças.

Olho e ela está com uma carinha de preocupação que mal cabe em seus quatro anos. Deve estar pensando: o que eu fiz com o nariz do Tony, meu Deus? Serei presa e castigada por isso. Como eu sou uma alma bondosa – além de muito vergonhosa para ficar lá nu de nariz imaginário – digo em silêncio que vou resolver. Alguém lá em cima ouve, e o ônibus pára em seguida para subida de um passageiro. Dou uma piscada pra ela. E enquanto o passageiro entra no ônibus, eu estico meu corpo pro lado de fora e...e...e...pego meu nariz! Volto eufórico, antes que a porta fechasse e eu perdesse também a parte de cima do corpo. Ela sorri aliviada! Um sorriso sincero e lindo! Era a segunda vez naquele mesmo dia que ela perdia uma coisa minha; meu nariz, eu consegui recuperar.

Ficamos intermináveis horas de segundos comemorando meu ato heróico. E o sorriso da Maria Eduarda mal cabia nela mesma. Até ameaçar uma dança de comemoração ela ameaçou, mas os buracos da Avenida Rebouças mostraram que precisamos repensar sobre cinto de segurança nos ônibus.

E as brincadeiras seguiram, Wellington. Quase todas em silêncio. Próximo à Avenida Paulista, ela se vira totalmente pra mim. Depois olha pra mãe e diz:

- ele é engraçado, né, Mãe?
- É, né?!
- É. Muito.

E assim, com espírito de quem vai contar o maior segredo do mundo, coloca as mãos em forma de concha. As alinha junto à boca. Assim, deve pensar ela, ninguém ouve o que vou dizer. Respira fundo. Olha pros lados. Olha pra mim. Com voz de sussuro, diz:

- Tony?
- O quê?
- Porque você não vira um palhaço?
- Virar um palhaço? Você acha que ia ser legal?
- Ia. Você é muito engraçado, sabia?
- Hum! Então eu vou virar um, tá?
- Tá.

As mãos se disfizeram do segredo. E o sorriso dela também por alguns instantes. Sua mãe a pegou, a descendo da cadeira. Pela porta dianteira, foram saindo. Maria Eduarda se virou. Me deu tchau. Com um sorriso lindo de quem aprontou uma daquelas.

- Dá tchau pro seu amigo, filha?
- Tchau, Tony.
- Tchau, Maria Eduarda. Foi um prazer te conhecer.
- Imagina. O prazer foi meu.

E foi se sumindo. Sumindo. E a Avenida Paulista, em meio ao caos, fez silêncio nascer. Somente para acompanhar esta história. Somente para acompanhar esta história.




Texto de Tony Marlon - Jornalista formado, Radialista apaixonado, sonhador inverterado.
"eu vou mudar o mundo brincando"

4 comentários:

  1. Emocionante.
    Desligarmos das agruras do cotidiano mergulhados no sorriso de uma criança não tem preço. E a história de Tony e a pequena Maria Eduarda projetaram um filme na minha mente. Cada ato de um refletia na alegria de outro, e assim subiram a Rebouças: felizes.
    Quem dera tivéssemos a alegria de sermos arrebatados por Marias Eduardas todos os dias. Certamente a vida ganharia mais brilho.
    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Ler Tony é viajar na realidade da fantasia. É sublinhar os sentimentos em metafóras vivas e incandescentes. A alma debruçada em palavras. Felizes, as letras saltitam a honra da escolha. Tony, dourado sejam os teus sonhos, assim na terra como na Av.Paulista. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia esse texto, e é lindo... Assim como todos os outros que você escreve!
    Parabéns.. de novo? Acho que vou te parabenizar com prazos de validade.. sabe como é né? pra não ter que ficar repetindo!!

    ResponderExcluir