Gerência da Paulista - Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Gerente e equipe,da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, exclusivos para cuidar e conservar a principal avenida da América Latina.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Avenida Paulista terá novas placas de identificação e floreiras

Neste segundo semestre, a Avenida Paulista ganhará um novo tipo de dispositivo visual que a tornará ainda mais acessível: cerca de 70 gradis com placas de identificação, com os nomes das ruas, em cada uma das esquinas da via. As placas ainda terão sinalização em braile. Além disso, até o final do ano a avenida também ficará mais bonita, com a ampliação das floreiras, que ocuparão toda a extensão do canteiro central.


Nos próximos dias, a Subprefeitura Sé vai lançar a licitação para a instalação dos equipamentos de identificação. Os novos gradis, iguais aos existentes atualmente para ordenação da travessia de pedestres, terão 90 cm de altura – o mesmo tamanho dos atuais. Já as placas com os nomes das ruas terão 30 centímetros de altura e 90 centímetros de comprimento e serão feitas de chapa de aço, permitindo que os pedestres e motoristas vejam, com muito mais facilidade, as travessas da Paulista – veja imagem anexa. Outra novidade nessa nova forma de comunicação é a sinalização em braile, na própria placa, que servirá para as pessoas com deficiência visual terem uma orientação mais segura e rápida.

“Estamos transformando a Avenida Paulista em um modelo para a cidade. Após a reforma do piso, ela já estava limpa e totalmente acessível, livre de obstáculos que impedem o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção”, informa o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo.

Até o final do ano, a avenida deve receber o início das obras de ampliação das floreiras. A via, que atualmente tem 480 metros ajardinados, passará a ter 1.300 metros após as obras – veja imagem anexa. As floreiras ocuparão toda a extensão do canteiro central, exceto nas travessias de pedestres e em áreas de respiro do Metrô. As novas jardineiras receberão plantio de grama amendoim e moréias amarelas, espécie que floresce no verão, o que fará com que a avenida esteja sempre florida, já que as azaléias plantadas nos canteiros existentes desabrocham no inverno. A licitação para as intervenções deve ser lançada em 60 dias e o custo estimado da obra é de R$ 800 mil.

Sobre a revitalização da Avenida Paulista

A Avenida Paulista teve seu piso inteiramente trocado após a reforma finalizada em meados de 2008. Seus cerca de 55 mil metros quadrados de calçamento receberam placas de concreto moldado in loco com juntas de dilatação. Além do novo piso, cerca de 200 rampas de acessibilidade foram colocadas na via.
Outras melhorias também foram realizadas em 2008, como o recapeamento da avenida e a instalação de 194 lixeiras de concreto, mais resistentes que as de plástico, o que dificulta a ação de vândalos.

No mesmo ano, o secretário Andrea Matarazzo criou a gerência da Paulista, órgão que tem a missão de acompanhar de perto o dia-a-dia da avenida, observando toda a movimentação e coibindo as irregularidades, incluindo serviços de manutenção feitos sem autorização por concessionárias ou a venda de produtos por ambulantes, prática que é proibida no local.

Em maio deste ano, uma parceria entre a secretaria e o gabinete da vereadora Mara Gabrilli viabilizou a atuação da “guardiã da Paulista”, cargo que é ocupado por Julie Nakayama. Ela é cadeirante e atua ligada diretamente à gerência, circulando durante o dia pela via em busca de irregularidades. Todas as ocorrências são passadas para a gerência para que sejam tomadas as providências necessárias.

texto:Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Um comentário:

  1. Muito interessante. Há desenhos? Podem ser postados aqui ou no TwitPic?

    ResponderExcluir