Recebemos algumas reclamações de pessoas que transitam pela avenida Paulista, sobre o tempo reduzido dos semáforos que dificultam a travessia da avenida em uma única etapa.
Reunimos estas reclamações e encaminhamos à CET – GET1, que explica que a situação melhorou muito após a reforma das calçadas.
Reunimos estas reclamações e encaminhamos à CET – GET1, que explica que a situação melhorou muito após a reforma das calçadas.
Veja a resposta completa:
" Por ocasião do projeto de reforma das calçadas da Paulista, conseguimos alterar a concepção de travessia de pedestres ao longo de toda Avenida. Anteriormente, em todos os 14 cruzamentos semaforizados, a travessia de pedestres ocorria em duas etapas, ou seja, somente eram disponibilizados 9 segundos aos pedestres, obrigando-os a aguardar no canteiro central um novo tempo de abertura, fazendo com que o tempo médio de espera para travessia integral da Avenida ficasse por volta de 3 minutos.
Esse problema era decorrente da posição das faixas de pedestres junto as esquinas, o que impossibilitava a adoção de tempo integral de travessia, devido aos atrasos veiculares que seriam gerados, os quais atingiriam limites incompatíveis, ocasionando lentidões de graves conseqüências.
Com a reforma das calçadas foi possível a remoção de floreiras, bem como, o remanejamento de bancas e pontos de ônibus, viabilizando o recuo das faixas de pedestres em 13 dos 14 cruzamentos semaforizados, possibilitando a conseqüente adoção dos tempos de travessias que possibilitam que o pedestre a realize integralmente sem ter que aguardar junto ao canteiro central (passou dos 9 segundos anteriores para 24 segundos de verde acrescido de 5 segundos de vermelho piscante), com aumento das condições de segurança e conforto, sem causar prejuízos a fluidez do tráfego desse importante eixo de transporte coletivo além de reduzir para 1,25 minutos (75 segundos) o tempo médio de espera para travessia integral.
Porém em apenas um cruzamento (Paulista x Bela Cintra) a adoção dessa medida não é recomendada pois o local apresenta canteiro central com largura significativa (cerca de 12 metros) o que obrigaria que o tempo de verde a ser adotado extrapolasse os limites possíveis de garantia de circulação do sistema viário, e que, devido a essa largura, pode abrigar com segurança número significativo de pedestres em condições plenas de segurança.
Portanto, as medidas adotadas de readequação das faixas de pedestres da Av. Paulista, possibilitaram a realização da travessia integral (sem espera junto ao canteiro central, aonde este é estreito), com a redução do tempo médio de espera e conclusão da travessia.
Ressaltamos que esta Companhia mantém a preocupação com as condições de acessibilidade e segurança dos pedestres, porém com a obrigação de manter condições mínimas de fluidez ao tráfego/transporte, equilibrando os interesses dos usuários do sistema viário."
Na minha opinião, o problema nem é tanto a travessia da avenida, de um lado para o outro, e sim a travessia das transversais, por exemplo a Bela Cintra, ou a Augusta. Os semáforos tem 3 fases, sendo que a do pedestre são apenas 10 segundos, contra 3 minutos dos carros. A CET tem que pensar também na fluidez dos pedestres.
ResponderExcluir"O tempo de verde a ser adotado extrapolasse os limites possíveis de garantia de circulação do sistema viário". Em outras palavras, o pedestre tem que esperar sabe-se lá quantos minutos para conseguir atravessar uma rua, enquanto os carros esperam metade do tempo. Que "equilíbrio de interesses dos usuários do sistema viário" é esse? Depois não entendem por que entram em circulação tantos novos carros por dia. A resposta é simples: a política de mobilidade da cidade favorece o transporte em automóvel em detrimento dos pedestres. Por causa desse tipo de coisa, a pessoa fica rodando 10 minutos com o carro até encontrar um estacionamento perto de onde ela vai, porque para andar três quarteirões ela perde mais tempo que isso. E ainda ficam se perguntando por que tanto trânsito. Ah, façam-me o favor...
ResponderExcluir!“viabilizando o recuo das faixas de pedestres em 13 dos 14 cruzamentos” interessante não? O pedestre que caminhe mais, mas o carro não pode escolher outro trajeto para seguir?
ResponderExcluirA única forma de melhorar esse cenário é retirar a passagem de carros em alguns cruzamentos menores na Paulista, fechando o acesso a rua, assim não haveria motivo para faixa ficar a metros da esquinam, não haveriam tantos carros querendo dobrar a direita a cada quarteirão e o transito da própria avenida melhoraria por conseqüência!