Gerência da Paulista - Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Gerente e equipe,da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, exclusivos para cuidar e conservar a principal avenida da América Latina.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite 2009 - 2ª Fase

Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite 2009 - 2ª Fase

Sábado, 19 de Setembro

É dia de vacinar contra a paralisia infantil.

A vacinação é gratuita.



A segunda fase da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite (paralisia infantil) acontece no dia 19 de Setembro, sábado. Todas as crianças menores de cinco anos devem tomar a vacina, mesmo que estejam com a caderneta de vacinação em dia. A meta é imunizar, no mínimo, 95% da população alvo que, na capital, é de cerca de um milhão de crianças.

Os postos de vacinação, como unidades de saúde, escolas, igrejas, associações entre outros estarão em funcionamento das 8 às 17 horas. A relação dos locais de vacinação poderá ser consultada pela Central 156 ou pelo site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa .

Rápida, segura e indolor, a vacina contra a paralisia infantil é aplicada por via oral. A criança toma apenas duas gotinhas, o que corresponde a uma dose.

Outras vacinas

A caderneta de saúde poderá ser atualizada durante a campanha, uma vez que outras vacinas serão aplicadas no sábado como a BCG (contra as formas graves da tuberculose), conta a Hepatite B, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo influenza tipo b).


O que é a Poliomielite

Conhecida popularmente como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença causada por vírus. É contagiosa e, na forma mais grave, pode deixar sequelas permanentes. A facilidade de movimentação das pessoas de um lugar para outro no mundo favorece a disseminação desse vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresente mais casos.

Campanhas - bloqueio contra a doença

Para impedir a presença da doença, é preciso criar um bloqueio por meio de campanhas de vacinação em massa da sua população alvo, além de altas coberturas vacinais de rotina. Por isso, mesmo a criança que esteja com a caderneta atualizada, deve tomar a vacina para a formação do bloqueio.

Doença sob controle

Há 20 anos não se registram casos de poliomielite no Brasil. No país, os últimos casos ocorreram no ano de 1989, nos estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, devido à realização de campanhas, adotadas a partir de 1980.


Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA)

Secretaria Municipal da Saúde (SMS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário