Gerência da Paulista - Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Gerente e equipe,da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, exclusivos para cuidar e conservar a principal avenida da América Latina.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Em cinco minutos

Toda segunda-feira tem sido a mesma coisa: enfrentar o desafio de atravessar a zona sul de São Paulo. Para quem não mora na maior cidade do país pode achar que é exagero sair de uma ponta à outra apenas numa região da capital, mas não é. Saindo dos bairros que beiram Taboão da Serra, o destino é Ipiranga, quase Zona Leste. Mas no meio do caminho tem a Avenida Paulista. Tem a Avenida Paulista no meio do caminho.



E a alusão à poesia de Drummond não é para dizer que a Paulista é uma pedra. Mesmo porque o caminho é curto, quase cinco minutos. Não atrapalha em nada como a pedra de Carlos Drummond. Aliás, é um privilégio aquele curto percurso entre a Rua da Consolação e a Estação de metrô Consolação (e essa é pra quem acha que atravessar a zona sul é moleza. Imagine! Da rua da Consolação à Estação de metrô Consolação... cinco minutos!).



Primeira missão: esperar o farol para pedestres da Consolação ficar verde e torcer para que um ônibus não tranque a passagem em cima da faixa. Ao redor, um mar de pessoas querendo fazer exatamente a mesma coisa que você: atravessar a Consolação, ansiosos para chegar, para pisar, para ver a Paulista mais de perto. Do outro lado, mais um monte de gente que acabara de ter esse privilégio. Ao abrir o farol, começa uma dança sincronizada de quem vai e quem vem. É um ou outro que esbarra porque não ensaiou direito, ou porque está de olho no motoqueiro apressado, ou está ao celular, assim, distraído.



Segunda missão: passar ileso pelo corredor curto que começa nas obras do metrô (sim, terão mais estações) e vai até a primeira banca de jornais da avenida, que está em frente a um sebo. Estreito. Só que mais que estreito, convidativo para ficar ali, paradão em frente ao sebo, admirando obras e títulos de grandes escritores. Ou então para ficar ali, paradão em frente à banca, admirando obras e títulos dos maiores jornais do país, e muitos estrangeiros também. Mas a banda é entrosada. E mais uma vez é possível passar por ali sem arranhões. Pausa para a gafe. “Boa tarde”... “Boa tarde”... e descubro que respondi para alguém que não estava falando comigo. Mas tudo bem!



Terceira missão: chegar à estação Consolação do metrô sentido Alto do Ipiranga. Esse percurso é curioso. Percebi que dependendo do clima a dança é diferente. Se estiver sol, um clima agradável, as pessoas ocupam a larga calçada como quem quisesse ocupar os espaços vazios. Fica, como eu diria, distribuído de forma homogênea. Existe isso? É... ficam espalhados, separados. É bonito de ver! Agora, em dia de chuva, o pessoal se aglomera nas marquises das lojas e só arriscam sair da dança quem está com muita pressa ou quem precisa atravessar no próximo semáforo.



Quarta missão: entrar na estação. Sim, porque a tarefa não é das mais fáceis. A largura deve ser de dois metros mais ou menos. E aí entra você e mais uns 15. Só que além desses 16, outros 10 querem sair. A conta é mais ou menos essa mesmo! E não tem jeito. Dá-se aí a prova de que, quem anda pela Paulista é mesmo um dançarino digno de atuar em palcos da Broadway. Em fração de segundos, sem parar, todos entram e todos saem. O método pra esse sucesso é inexplicável. Habilidade com um pouco de impaciência, afinal, os empurrões são discretamente utilizados para essa tarefa.



Pronto! Missão cumprida. Quer dizer... missões cumpridas. Conte aí quantos minutos duraram essa leitura. Três? Dez? Bom...cada um lê no seu tempo né? Só que tudo isso aconteceu comigo em apenas cinco minutos.

Texto gentilmente escrito pelo jornalista e nosso seguidor Diego Viñas - twitter: @diegovinas
Valeu!

2 comentários:

  1. Lindo! Mtu bom o texto.

    Realmente parece que estamos atravessando juntos!!!

    Um sufoco.

    Renatinha

    ResponderExcluir
  2. É Di, não é mole não!
    Minha dança começa na entrada do metrô Capão Redondo e termina na estação Consolação. Que dificuldade....

    ResponderExcluir