Gerência da Paulista - Secretaria de Coordenação das Subprefeituras

Gerente e equipe,da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, exclusivos para cuidar e conservar a principal avenida da América Latina.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Paulista terá novo parque em 2 meses

Mário Covas/Villa Fortunata terá palco para música e quiosque de informações turísticas

As obras do novo parque na Avenida Paulista - uma praça, na verdade, com área verde de 5,4 mil metros quadrados, que deve servir como “espaço de contemplação” para fugir do movimento na via - já começaram e têm data para terminar, segundo a Secretaria de Coordenação das
Subprefeituras.
“Vamos trabalhar para inaugurar até 25 de setembro, começo da primavera, como quer o patrocinador (o Banco Itaú), mas é mais realista falarmos no início de outubro”, diz o secretário Andrea Matarazzo.
O valor da obra, R$ 700 mil, será custeado pela instituição, por termo de cooperação.
No novo parque, batizado Parque Municipal Mário Covas/Villa Fortunata, serão instalados 180 metros de passagem pergolada - “caminho” sombreado, coberto por trepadeiras -, bancos e mesas, quiosque de informações turísticas e um pequeno palco de 130 metros, que servirá para
exibições artísticas.
A área do parque é um terço da Praça da República, no centro, que tem 15 mil m2.O espaço também será destino de cinco esculturas de Galileo Emendabili, que pertenciam ao acervo do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, do Banco Santos, destinadas ao Município por determinação
judicial. E serão mantidas ali 20 árvores nativas da mata atlântica, tombadas pelo Conselho
Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo (Conpresp).
"Será um parque simples, um lugar para contemplação, bem aproveitado por quem trabalha na Paulista e sai para descansar na hora do almoço ou no fim da tarde e também nos fins de semana”, afirma o arquiteto responsável pelo projeto, André Graziano. As obras de preparação do terreno começaram há duas semanas. Como contrapartida ao investimento, o Itaú terá direito a colocar duas placas de propaganda institucional na área.
O nome do parque, motivo de polêmica desde a desapropriação do terreno, no ano passado, foi decidido na tentativa de apaziguar a classe artística paulistana, que pedia que o novo espaço se chamasse Parque Municipal René Thiollier - homenagem ao advogado e escritor paulistano, cuja
residência, conhecida como Villa Fortunata, ficava no terreno onde será instalado o espaço público. “Chegamos ao consenso de homenagear a Villa Fortunata para preservar a memória local”, diz Andrea Matarazzo.Para familiares de Thiollier - um dos mecenas da Semana de Arte de 1922 e ex-integrante da Academia Paulista de Letras -, porém, a tentativa de homenagem não é suficiente. “Nada contra o governador Covas, mas as duas personalidades não são ligadas, não há motivos para colocá-las lado a lado.
Aquele local foi a vida de René, é a ele que se deveria homenagear”, afirma o advogado Alexandre Thiollier Filho, neto do escritor. “Não vamos desistir. Há um projeto de mudança de nome na Câmara e temos confiança de que será decidido em favor da história da cidade; mesmo que seja em outro momento, em outra administração.”
matéria Jornal da Tarde - 24/08/09 Vitor Hugo Brandalise (vitor.brandalise@grupoestado.com.br )

Um comentário:

  1. Pois é, não entendi por que dar o nome de Mário Covas, qual a relação dele com aquele espaço? Villa Fortunata é tão simpático... Essa mania paulistana de ficar dando nome de político falecido para as coisas é um porre!

    ResponderExcluir